EMATER IMPLANTA 10 SAFS EM ÁREA DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

publicado em: 09/12/2017

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) informou no ultimo dia 06, que pretende Implantar 10 projetos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas de unidades de conservação de uso sustentável. O projeto iniciou com várias atividades dentre elas com visitas e reuniões com agricultores na comunidade São Diogo, no município de Monte Alegre, no oeste paraense. O escritório local da Emater vai oferecer assistência técnica, por dois anos, a famílias nos SAFs implantados na Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna.
A APA Paytuna integra o complexo do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), região onde fica a comunidade São Diogo. A área está sob a jurisdição do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela execução e iniciativa do projeto, voltado à recuperação ambiental.
Entre as várias finalidades de implantação dos SAFs na APA Paytuna estão a restauração de parte do passivo ambiental, criação de alternativas de produção que gerem outras fontes de renda às famílias e introdução de conceitos de produção ambientalmente sustentável, capazes de aumentar a preservação da biodiversidade local.
Por Edna Moura